27.6.11

vocabulário

Dicionário Zezinheis:
ãia / eia - estranha
arara - arara (!!)
ãus - mãos
babá - mamar / mamadeira
bãz - Buzz (!!) Lightyear 
bicá / bitá - brincar
bô! - acabou
chei! - achei
cmcm - galinha (ou qualquer personagem do Cocoricó) / cocô
cmê - comer
dadá - guardar
 - cadê
di - desculpa
diá - bom dia (em desuso)
giá - girar
í - abrir
iáiá - gato / miau
 - alô
íhihihiii - cavalo (e o som que faz)
- já (!!)
memé / mé - mamãe
mi - dormir
papá - comida
papai / pá - papai (!!)
papo - sapo (ou suco no copo do sapo)
- pé (!!)
pepé - chapéu
peixí - peixe (!!)
pinpin - pinguim
pipi - pipi (!!)
piu piu - passarinho / pato / pintinho / aves em geral
puá - pular
siá - passear
siiim - sim (em desuso)
tata - batata / pirata
tatá - Patatá
tati - Patati
tchiáu - tchau (!!)
tchê - descer (às vezes subir)
tiá - tia (!!) / tirar
titi - assistir
titio - titio (!!)
uauá - cachorro / auau
údi - Woody (Toy Story) (!!)
xaxa - Xuxa
xiiiii... - xiiii...
xísh - vixe!
xixi - xixi
wô / wó - vô / vó

Frases formadas:
Tchiáu, pinpin!
Xiiii... bô!
Xiiii... dê?
Chei memé!
Titi Xaxa.
Pepé Udi.

Segurando o Buzz Lightyear: "Uuuuuuiiiiii eeeeeee!" (Ao infinito e além!)

Segurando uma bola, prestes a lançá-la para o alto: (1, 2, 3) "i já!"

Zezinho puxou o tio (meu irmão) e o pai. Ambos demoraram bastante para começar a falar também. Pior é que quando aprender, acho que ele vai engatar numa tagarelice braba, rs.

...

Tem uma garotinha na escolhinha que deve ser uns mesesinhos mais velha que ele. Quando a gente vai buscar o Zezinho, ela fala:

- A minha mãe não veio me buscar porque ela tá trabalhando. Meu pai também.

Outro dia, o Zezinho estava num cantinho e ela me disse:

- Ele tá aqui, ó - e foi até ele e passou a mão na cabeça dele (como um adulto fazendo um cafuné numa criança).

Ainda outro dia, ela me perguntou:

- Qual o seu nome?

Aí eu respondi e ela tagarelou outras coisas. Momentos depois, a mãe dela chegou e ela virou para a mãe e disse:

- Qual o seu nome?

2 comentários:

Re disse...

Q-U-E-C-O-I-S-A-M-A-I-S-F-O-F-A!!!!!!
Saudades de vcs, viu? Dê um abração bem apertado no Zezinho por mim!!!!
bjão!

Anônimo disse...

Percebi só agora.
Frases de efeito, palavras de duplo sentido, humor, enxergar o mundo por um certo ângulo, gostar de contar uma história...
Por isso gosto tanto de voce!
Voce se parece com seu avô!

Beijão!

MAB